Dionísia


Dionísia, de 21 anos, é natural de Díli, capital do Timor-Leste, e atualmente cursa o terceiro período de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ela soube da oportunidade de cursar toda a graduação em uma universidade pública brasileira por meio da publicidade do Ministério da Educação do Timor-Leste, que divulgava a bolsa de estudos no Brasil por meio das mídias.
Antes de vir para o país, Dionísia era estudante na Universidade Nasionál Timor-Lorosa’e (UNTL), onde começou a estudar Língua Inglesa na Faculdade de Educação no ano de 2013, mas transferiu-se para a Faculdade de Direito no ano seguinte. Sempre interessada em conhecer coisas novas, ela escolheu o curso de Arquitetura e Urbanismo pois não conhecia muito bem essa área, na qual, hoje, tem o sonho de se graduar para se tornar uma futura arquiteta e urbanista.
A sua família, que está no Timor-Leste, apoiou totalmente a sua escolha de vir estudar no Brasil, mesmo que para isso ela tenha que ficar os 5 anos da graduação sem voltar para o seu país. Ela se comunica com a família pelas redes sociais, que permitem que seus pais continuem lhe apoiando para que ela não desista mesmo com todas as dificuldades que enfrenta na adaptação, principalmente em relação à língua portuguesa brasileira, que é diferente do português falado no Timor-Leste. Para ela, as aulas na universidade apresentam ainda mais dificuldades, já que não entende muito bem alguns termos técnicos e mais formais que são usados nas disciplinas.
Mesmo antes de realizar o curso oferecido pelo Ministério da Educação do Timor-Leste, através do qual professores brasileiros ensinavam sobre o Brasil, sua cultura, sua diversidade, seu idioma, etc., Dionísia já conhecia o Brasil pelo futebol e por alguns jogadores brasileiros, como Neymar, e também conhecia alguns artistas brasileiros, como Gusttavo Lima, Michel Teló, Paula Fernandes e Cleiton e Camargo.
A importância dessa bolsa de estudos para ela é o conhecimento que vai adquirir sobre novas coisas na questão de ciência, cultura e experiências no geral. Quando voltar, espera desenvolver o seu Timor através da área de atuação do seu curso.



Seguidores

Formulário de contato